CET - Cursos de Especialização Tecnológica

O Centro de Formação ao Longo da Vida (CFLV) procura coordenar e assegurar que os estudantes inscritos nos Cursos de Especialização Tecnológica do ISMAI possuam à sua disposição os meios mais adequados a uma formação qualificante e de elevada qualidade técnica e científica.

O CFLV tem como missão criar e desenvolver ambientes que estimulem um processo de ensino-aprendizagem de elevado valor técnico e científico, proporcionando aos estudantes experiências formativas de elevada qualidade e adequadas às necessidades do mercado de trabalho.

O CFLV pretende envolver todos os agentes educativos na construção de uma cultura de excelência e inovação na formação de profissionais qualificados em Portugal.

 

 
CET
Perguntas e Respostas Frequentes
Os CET são formações pós-secundárias não superiores que visam conferir qualificação profissional nível 5.

A qualificação profissional nível 5 obtém-se atravésda conjugação de uma formação secundária, geral ou profissional, com uma formação técnica pós-secundária e caracteriza-se por:

  • ser uma formação técnica de alto nível;
  • a qualificação dela resultante incluir conhecimentos e capacidades que pertencem ao nível superior;
  • não exigir, em geral, o domínio dos fundamentos científicos das diferentes áreas em causa.

A aprovação num CET confere um DET - Diploma de Especialização Tecnológica.

Os titulares de um DET - Diploma de Especialização Tecnológica podem concorrer à matrícula, nomeadamente:

  • Curso Técnico Superior Profissional (CTESP), cujo acesso é direto.
  • Curso de Licenciatura numa Instituição de Ensino Superior de cariz Politécnico (no caso do Instituto Politécnico da Maia (IPMAIA), através da realização de uma Prova específica, interna, podendo ser creditados até 60 ECTS).
  • Curso de Licenciatura numa Instituição de Ensino Universitário, através da realização de Exames Nacionais (provas de ingresso exigidas); no caso do ISMAI, poderão ser creditados até 60 ECTS.

O Instituto Universitário da Maia - ISMAI e o Instituto Politécnico da Maia - IPMAIA reservam vagas nos seus cursos para os seus estudantes que obtenham um DET no CFLV.

  • Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Os que tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos e tendo estado inscritos no 12.º ano de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente não o tenham concluído;
  • Os titulares de uma qualificação profissional do nível 3 e os titulares de um nível de qualificação 4*;
  • Os titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional;
  • Podem igualmente candidatar-se à inscrição num CET os indivíduos com idade igual ou superior a 23 anos, aos quais, com base na experiência, aquele reconheça capacidades e competências que os qualifiquem para o ingresso no CET em causa.

Sim, poderá ser muito interessante para todos os que pretendam adquirir conhecimentos muito  específicos de elevada qualidade técnica, viabilizando-se assim uma relação perfeita entre a experiência prática e a mobilização de conhecimentos teóricos, com a vantagem de poder concluir o curso apenas em 46 semanas letivas, correspondente a 69 ECTS.

 
 

Interessado?

Candidata-te aqui

Alguma questão a colocar?

cflv@maieutica.pt