Formação Contínua de Professores

O papel central do aluno no processo de ensino e aprendizagem: dos estilos e métodos de ensino tradicionais aos modelos instrucionais construtivistas

Formação Contínua de Professores

Enquadramento

O Modelo de Instrução Direta tem mostrado o seu domínio na Educação Física por todo o mundo. Todavia, a sociedade tem pedido às escolas a formação de alunos capazes de atuar de forma autónoma e que se consigam adaptar aos desafios, riscos e oportunidades com os quais são confrontados. Urge implementar ambientes de aprendizagem que coloquem o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem, com as suas motivações, dificuldades e experiências singulares. Atualmente, um vasto leque de modelos centrados no aluno está disponível para os professores de Educação Física, como o Modelo de Educação Desportiva, o Modelo de Ensino do Jogo para a sua Compreensão, o Modelo de Abordagem Progressiva ao Jogo, entre outros. Nunca esquecendo que não existe um modelo instrucional certo, mas sim modelos com diferentes propósitos, será importante esclarecer as vantagens e desvantagens de cada um desses modelos.

Objetivos

Esta ação tem como objetivo enaltecer a necessidade de mudança de paradigma no ensino da Educação Física, recorrendo a abordagens construtivistas e centradas no aluno. Mais especificamente:

  1. Perceber a importância de uma instrução baseada em modelos instrucionais.
  2. Estimular a reflexão sobre quais os modelos que melhor servem a formação dos alunos na atualidade.
  3. Dotar os profissionais de ferramentas para a aplicação de um ensino centrado no aluno em modalidades comummente abordadas no contexto escolar: desportos de invasão, desportos não-invasivos, desportos individuais e desportos alternativos.
  4. Apresentar os Student-Design Games como alternativa ao ensino tradicional.
  5. Proporcionar um espaço de partilha e reflexão sobre os trabalhos realizados pelos participantes.

Conteúdos Programáticos

  1.  Modelos Instrucionais tradicionais no ensino da Educação Física: Modelo de Instrução Direta e Modelo Desenvolvimental.
  2. Modelos que rompem com o ensino tradicional: Modelo de Ensino por Pares, Modelo de Ensino do Jogo para a Compreensão, Modelo de Educação Desportiva.
  3. Modelos de Ensino das Modalidades Desportivas: Modelo de Abordagem Progressiva aos Jogos Não-Invasivos e Modelo de Competência para os Jogos de Invasão.
  4. Student-Design Games: conceção, desenvolvimento e aplicação prática.
  5. A inclusão de alunos com deficiência na mudança de paradigma no ensino da Educação Física.

Formadores

Fátima Sarmento; Paulo Sá; Mariana Cunha; Mafalda Machado; Rui Araújo e Rui Marcelino

Destinatários

Professores dos ensinos Básico e Secundário.

Condições Gerais de Participação