Branqueamento de Capitais e Compliance

Enquadramento

Dotar os formandos de competências e ferramentas de prevenção do Branqueamento de Capitais e Combate ao Financiamento do Terrorismo e de Compliance. 

Objetivos

No final desta ação de formação, os formandos deverão ser capazes de:
  • ​Conhecer a importância do Compliance na atividade bancária;
  • Conhecer as principais funções e ferramentas de Compliance e a forma como devem ser aplicadas numa instituição financeira;
  • Conhecer o relacionamento entre Auditoria Interna e Compliance;
  • Reconhecer e entender: Normativo Interno, Sistemas de Controlo Interno e Segregação de Funções.

Conteúdos Programáticos

Branqueamento de Capitais

Módulo I – Resenha Histórica dos Acordos e Tratados Internacionais de Cooperação

Módulo II – Prevenção do Branqueamento de Capitais e Combate ao Terrorismo

Módulo III – Medidas sobre Branqueamento de Capitais e Combate ao Terrorismo

Módulo IV – Medidas Institucionais e outras, necessárias aos Sistemas de Branqueamento de Capitais e ao Financiamento do Terrorismo

Compliance

Módulo I – Conceitos, Funções e Benefícios do Compliance

Módulo II – Integridade

Módulo III – Compliance e o sentido para o respeito das normas

Módulo IV – Elaboração de um programa de compliance

Módulo V – Implementação do programa de Compliance

Formadora

Cristina Carvalho 

Doutoranda em Ciências da Informação, cujo tema da tese de doutoramento que se encontra a desenvolver é "A Qualidade do Serviço - Estudo comparativo entre o sector bancário português e angolano". Mestre em Gestão da Qualidade e Pós-graduada em Sistemas Integrados de Gestão.
Integrou os quadros do Banco Finibanco, SA em Portugal durante 17 anos, colaborando nas áreas de Organização e Métodos, Normas e Procedimentos e da equipa gestora do Risco Operacional das várias empresas pertencentes ao Ex-Grupo Finibanco, no âmbito do Basileia II.
Durante este período foi também Responsável pelo Gabinete da Qualidade de todo o Grupo Finibanco. 
Foi destacada para Angola a fim de exercer a função de Coordenadora da Academia de Formação do Finibanco Angola, tendo em simultâneo acumulado essas funções com a de Assessora da Direção  de Organização e Informática.
Atualmente, colabora em Angola, com as Empresas ligadas às áreas de formação e consultadoria empresarial PRH Consultores, Lda e Coutinho, Neto & Orey - International,SA em variados projetos na área da formação e certificação de quadros, tendo gerido diversos projetos em empresas e entidades relevantes do sector empresarial público e privado angolano (ENANA, BNA, NCR, SONILS, ZEE, NORS,PUMANGOL,NALCO, ANGOLA LNG, SME, INFORFIP entre outras).​

Destinatários

Quadros Técnicos e Responsáveis das áreas de Auditoria, Organização e Compliance.

Condições Gerais de Participação

​​​​​

Os dados fornecidos serão processados automaticamente pela Maiêutica/CFLV para possibilitar a prestação de serviços de formação, resposta a pedidos de informação, eventual faturação e gestão de contactos necessários à sua participação em ações de formação.

A Maiêutica/CFLV atuam no estrito cumprimento da confidencialidade dos dados pessoais, não os fornecendo a terceiros sem consentimento prévio, no entanto informa-se que os dados poderão ser consultados pelos organismos institucionais de cofinanciamento, no caso de formação financiada.

Caso pretenda retificar, posteriormente, os elementos fornecidos, poderá enviar um e-mail para cflv@maieutica.pt alterando a informação inicialmente facultada. Para o mesmo efeito, encontra-se igualmente disponível o Fax com o nº 22 982 53 31.

 

Ficha de Inscrição

Documentação a anexar

Curriculum vitae

Fotocópia do Certificado de Habilitações

Fotocópia do Cartão de Cidadão ou do Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte