Formação Profissional

Espaços Confinados

Formação Profissional

​​

Enquadramento

As atividades em espaços confinados têm sido responsáveis por inúmeros acidentes e mortes em todo mundo. Neste sentido, conhecer os padrões normativos atuais mais exigentes em relação a segurança e saúde nestas atividades, bem como debater em torno das dificuldades de implementação de requisitos legais, tem sido um diferencial para empresas e profissionais que desejam melhorar as condições de segurança e saúde ocupacionais sob sua responsabilidade. Neste curso o participante terá a oportunidade de conhecer, em profundidade, os padrões normativos dos EUA (OSHA E NIOSH)   e do  Brasil, os quais têm servido de  modelo para diversos países, seja na Europa, seja na América Latina.

Objetivos

Conhecer os padrões normativos EUA e Brasil relativos a espaços confinados, diferenças, vantagens e desvantagens nas suas aplicações.

Conteúdos Programáticos

 

Definição de espaços confinados;
Estatísticas de acidentes em espaços confinados;
Perigos em espaços confinados;
Casos reais de acidentes em espaços confinados;
Estudo normativo comparado entre os padrões normativos USA e Brasil e possíveis implicações para Portugal na gestão da segurança e saúde nos trabalhos realizados em espaços confinados.​

Formador

 

Robson Silva Passos é Doutorando em Segurança e Saúde Ocupacionais– FEUP/UP, Mestre em Tecnologias Energéticas e Nucleares – UFPE/Brasil, Engenheiro de Segurança do Trabalho – UPE/Brasil, Mestrado Integrado em Engenharia Civil – UPE/Brasil.
Professor de SMS do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. 
Consultor e formador em SMS – Brasil.
Ramos de empresas em que já realizou formação e consultoria – Indústrias de bebidas, construção civil (refinaria, metro, porto, edificações verticais), naval, metalúrgica, farmacêutica, centros de pesquisas, entre outros.

Destinatários

Empresas e profissionais que possuam ou desejam possuir conhecimentos normativos em espaços  confinados.​

Condições Gerais de Participação