Formação Profissional

Espanhol

Formação Profissional

​​
 

Enquadramento

 

 

Esta formação insere-se no âmbito do CFLV que tem como missão a valorização e a transferência de conhecimento para os vários agentes económicos e sociais, contribuindo para a sustentabilidade das empresas e o desenvolvimento pessoal, profissional e social da população em geral.

Assim, “a formação profissional assume um papel central e de crescente importância (a par da educação) perante os novos desafios que surgem no país e, na União Europeia: globalização, envelhecimento da população, emergência e utilização crescente de novas tecnologias e consequente necessidade de atualização e aquisição de competências. Tais desafios requerem um aumento do investimento no capital humano e na necessária adaptação dos sistemas de educação e formação existentes. A aposta na formação profissional conduz à estruturação e competitividade dos mercados de trabalho e do tecido económico no seu todo. A educação e a formação assumem, assim, um papel decisivo na transição para uma sociedade e economia baseadas no conhecimento” (Simões & Silva, 2008)


Objetivos

Neste nível (A2-B1 do QECR), os formandos serão capazes de compreender e dar, oralmente e por escrito, instruções e explicações relativas a contextos quotidianos do âmbito pessoal e laboral, e de mensagens que contenham informação geral, assim como usar o registo formal na comunicação oral (pessoalmente, por telefone) e na escrita (e-mail, cartas, relatórios), em contextos formais e informais: apresentar-se perante desconhecidos; solicitar e dar informações; argumentar e justificar-se em vários contextos (desculpas, marcações, projetos, etc.); descrever atividades e expressar preferências, etc.

Conteúdos Programáticos

Unidad I – II – III (6 horas cada unidad – 18hs)

Comunicación: hablar sobre los estados de ánimo, las características de una persona, situaciones hipotéticas, expresar deseos, aconsejar, expresar gustos y sentimientos, describir las funciones de una persona y acciones habituales en presente y pasado.

Léxico: expresiones de frecuencia, vocabulario de estados de ánimo, llevarse/caer bien/mal, encargarse de, dedicarse a, léxico del tiempo, cuantificaciones, léxico de productos.

Textos Orales y Escritos: entrevistas de trabajo, reportajes, programas de televisión y radio, fichas de personal, organigramas, artículos, correos electrónicos, anuncio publicitario.

Gramática: verbos regulares e irregulares en presente del indicativo y pretérito perfecto/indefinido, perífrasis, pronombres OD y OI.

Unidad IV – V - VI (6 horas cada unidad – 18hs)

Comunicación: expresar obligación, prohibición, posibilidad y conveniencia, hablar de la salud, de acontecimientos futuros.

Léxico: la salud, los elementos de una oficina, colectivos de personas, vocabulario de la banca y las finanzas, conectores del discurso (resulta que, además, sin duda alguna, etc.).

Textos Orales y Escritos: entrevistas de trabajo, reportajes, programas de televisión y radio, fichas de personal, organigramas, artículos, correos electrónicos, anuncio publicitario, gestiones bancarias, formularios, circular, extracto bancario, reglamentos.

Gramática: Imperativo, impersonal con “se”, presente del subjuntivo, el futuro, perífrasis.

Unidad VII – VIII – IX (3 horas cada unidad – 12hs)

Comunicación: hablar del transcurso del tiempo, expresar finalidad, intenciones, valorar, desarrollar una negociación, hacer propuestas, presentar condiciones, pedir aclaraciones, resaltar una información, manifestar acuerdo o desacuerdo y duda ante opiniones ajenas.

Léxico: disposición de elementos en el espacio, vocabulario sobre internet, recursos para la correspondencia comercial, marcadores conversacionales (claro, efectivamente, etc.), vocabulario publicitario.

Textos Orales y Escritos: entrevistas de trabajo, reportajes, programas de televisión y radio, fichas de personal, organigramas, artículos, correos electrónicos, anuncio publicitario, cartas comerciales, pedidos, facturas, carteles publicitarios, actas de reunión.

Gramática: comparar, proponer, futuro compuesto, perífrasis.

Unidad X – XI - XII (3 horas cada unidad – 12hs)

Comunicación: transmitir palabras de otros, peticiones o deseos, resumir, emitir juicio, hacer una presentación, atraer la atención de la audiencia, dar las gracias, felicitar, disculparse.

Léxico: vocabulario de seguros y de conferencias y material de apoyo, léxico de emociones y felicitaciones.

Textos Orales y Escritos: recados telefónicos, conversación sobre seguros, entrevistas de trabajo, reportajes, programas de televisión y radio, fichas de personal, organigramas, artículos, correos electrónicos, anuncio publicitario, cartas comerciales, pedidos, facturas, contrato de seguros, actas de reunión, informes, diapositivas para una reunión, tarjetas de felicitación y disculpas.

Gramática: recursos para referir las palabras de otros, perífrasis con subjuntivo, frases y pronombres relativos, pretérito perfecto del subjuntivo, infinitivo pasado.

Formadores

 
Maria de los Angeles Vazquez

Professora de espanhol nativa com mais de 10 anos de experiência, formada em Línguas e Literaturas Modernas. Possui uma pós-graduação em Didática do Espanhol e Supervisão Pedagógica em Línguas.

É Tradutora/Intérprete, membro e Delegada do Norte da Associação Portuguesa de Tradutores (APT): Formadora de espanhol em vários centros do país: Lancaster College, Bristol School, Instituto Espanhol de Línguas, etc.

Coordenadora e Diretora de vários projetos e organizações nacionais e internacionais, onde dirigiu equipas de trabalho, organizou eventos: conferências, seminários, workshops; geriu projetos voluntariado nacional e europeio: ERASMUS+ (EVS); angariou fundos; estabeleceu parcerias, entre outras responsabilidades.

Foi Assistente Convidada durante mais de 5 anos na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, onde se desempenhou como docente responsável a cargo das disciplinas de Espanhol II-II y Literatura Latino-americana na Licenciatura de Línguas e Culturas Estrangeiras.

Destinatários

O curso dirige-se a estudantes e profissionais que desejam expressar-se com fluidez e naturalidade na língua espanhola, bem como aprofundar conhecimentos relacionados com o mundo laboral/empresarial.

Condições Gerais de Participação

​​​​​​