Formação Profissional

Gestão de Conflitos

Formação Profissional

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Enquadramento

 

 

Esta ação visa dotar os participantes das competências básicas para a compreensão dos diferentes tipos de conflitos organizacionais e assimilação de meios de resposta comportamental de índole individual e grupal perante os mesmos.

Objetivos

Compreender o conceito e as tipologias de conflito organizacional;

Compreender as causas e origens dos conflitos;

Identificar as vantagens e as desvantagens de cada situação potencial de conflito;

Conhecer e compreender as melhores ferramentas para lidar com cada tipo de conflito;

Compreender as variáveis que condicionam os processos de negociação;

Conhecer as diferentes fases dos processos de negociação;

Utilizar a comunicação e a influência como elementos-chave para o sucesso

Conhecer e aplicar as estratégias e táticas de negociação conforme o contexto;

Executar, em termos operacionais, o processo negocial na gestão de conflitos com níveis de eficácia em relação aos objetivos definidos.

Conteúdos Programáticos

Conflitos (4 Horas)

  1. Definição de conflito
  2. Tipos de conflito
  3. Possíveis causas de conflito
  4. Vantagens e desvantagens dos conflitos
  5. Relações interpessoais e conflitos
  6. Discussão de casos práticos, exercícios de autodiagnóstico e roleplaying

Gestão de conflitos (4 Horas)

  1. Condições antecedentes dos conflitos
  2. Fases do processo do conflito
  3. Estilos de gestão de conflitos
  4. Discussão de casos práticos, exercícios de autodiagnóstico e roleplaying

Técnicas de resolução de conflitos (4 Horas)

  1. A resolução de conflitos segundo o Modelo de Keneth Thomas
  2. As diferentes abordagens usadas na resolução de Conflitos
  3. Discussão de casos práticos, exercícios de autodiagnóstico e roleplaying

Técnicas de negociação (4horas)

  1. A comunicação interpessoal: feedback e escuta ativa
  2. Atitudes comunicacionais de Porter
  3. Discussão de casos práticos, exercícios de autodiagnóstico e roleplaying

Técnicas de negociação (4horas)

  1. Fases da Negociação
  2. Estratégias de Negociação
  3. Discussão de casos práticos, exercícios de autodiagnóstico e roleplaying

Formadores

 
Cláudia Carvalho Fernandes

Licenciada em Psicologia e Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos.

Responsável pelas áreas do desenvolvimento/formação; recrutamento e seleção; gestão e avaliação do desempenho, com reporting direto à Administração.

Apoia as atividades administrativas de gestão das pessoas, nomeadamente medicina do trabalho, sistema da qualidade em RH e processamento de salários.

Destinatários

Empresários, Gestores, Diretores de Departamento, Gestores Operacionais, Quadros Intermédios, Gestores de Projeto.

Outros profissionais responsáveis por pessoas e equipas de trabalho

Condições Gerais de Participação

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