Formação Profissional

Português Língua Não Materna - A2

Formação Profissional

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Enquadramento

 

 

Perante o pedido dos diversos alunos de Erasmus que frequentaram a Unidade Curricular Português (nível A1/A2) no 1.º semestre, tornou-se imperativo a criação de um curso que possibilitasse a continuação do estudo/ aprendizagem desta língua. Para além de possibilitar o desenvolvimento de competências comunicativas e de permitir aprofundar os conhecimentos sobre a cultura de Portugal, esta formação visa auxiliá-los na sua integração no meio estudantil e na sociedade em geral.

Objetivos

O meu passado e o meu presente

  • Dá e pede informações de caráter pessoal, profissional e de ocupação de tempos livres, no passado e no presente.
  • Fala de ações habituais no passado.
  • Faz descrições no passado e no presente
  • Compara a vida/ situação profissional ou académica no presente com a do passado.
  • Faz pedidos com delicadeza.
  • Fala de acontecimentos ou ações que tiveram início no passado e continuam ou se repetem até ao presente.
  • Fala de ações ocorridas em diferentes momentos do tempo.
  • Compara hábitos diferentes, do passado e do presente.
  • Fala das maiores diferenças encontradas entre o país de origem e o de acolhimento.
  • Expressa sentimentos e emoções, assim como preferências e opiniões.

Comunicação e vida em sociedade

  • Identifica diferentes tipos de texto escrito.
  • Lê e descodifica pequenas notícias de jornal sobre acontecimentos do dia, dando a sua opinião.
  • Apresenta as ideias principais de um pequeno texto.
  • Interpreta e analisa informação de gráficos.
  • Compara determinadas situações da atualidade em Portugal com a realidade do seu país.
  • Expressa concordância e discordância.
  • Escreve a receita de um prato típico do seu país de origem.
  • Identifica os critérios de atribuição de cidadania em Portugal.
  • Identifica os maiores problemas enfrentados pelos falantes de outras línguas em Portugal.
  • Identifica as Instituições que, em Portugal, se ocupam dos habitantes oriundos de outros países.
  • Reconhece os direitos e deveres fundamentais exigíveis em diferentes contextos: pessoal, laboral, nacional e global.
  • Identifica, respeita e compara regras de comportamento.
  • Identifica valores cívicos.
  • Reconhece e explica os estereótipos das outras culturas em presença.
  • Adapta o seu comportamento aos padrões e normas da cultura portuguesa, conservando a sua própria identidade.

Conteúdos Programáticos

  1. O meu passado e o meu presente
  2. Passado e presente
    • Descrição e caracterização de pessoas e lugares;
    • O quotidiano e os hábitos no passado;
    • Gramática associada;
    Hábitos recentes
    • Contextualização dos advérbios de tempo ou expressões temporais para falar de hábitos recentes;
    • Expressão de sentimentos e preferências;
    • Emissão de opiniões;
    • Gramática associada;
  3. Notícias e outros textos
    • Notícias de jornal – forma e conteúdo;
    • Diferentes tipos de textos escritos: receita de culinária, correio eletrónico, carta formal, carta informal, mensagem, carta de apresentação, carta de reclamação;
    • Gramática associada;
  4. Cidadania e diversidade cultural
    • Regras de comportamento;
    • Direitos e deveres;
    • Descrição de estereótipos;
    • Instituições de apoio aos imigrantes;
    • Cidadania;
    • Gramática associada;

Formadora

 
Mónica Castro
Professora de Português no ensino regular (básico e secundário) e profissional (Cursos de Aprendizagem, CEF, EFA) desde 2001; Formadora de Teatro e Artes Decorativas desde 2004; Gerente e Formadora em Atelier de Artes Decorativas de 2008 a 2010; Docente no Instituto Universitário da Maia, desde 2008, de Comunicar em Língua Portuguesa, Expressão Oral e Escrita, nos CET; Formadora de Professores e Diretora Pedagógica no colégio «Pequenos Reis» (Angola), em 2015; Atualmente, Docente de Português no ISMAI, na Licenciatura em Turismo (Alunos de Erasmus), e na Academia de Música de Costa Cabral.

Destinatários

Alunos de Erasmus e outros cidadãos estrangeiros.

Alunos de Erasmus e outros cidadãos (Português: língua não-materna).

Condições Gerais de Participação

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