História

​O CFLV - Centro de Formação ao Longo da Vida, foi fundado em 1999, no seio da Maiêutica – Cooperativa de Ensino Superior, CRL, tendo sido acreditado pelo Instituto para a Qualidade da Formação (IQF), nos domínios da Organização e Promoção de Intervenções ou Atividades Formativas e Desenvolvimento/Execução de Intervenções ou Atividades Formativas.

A sua atividade, ao longo dos anos, tem versado, sobretudo, a modalidade de Formação Contínua, promovendo múltiplos planos de formação que visaram, conforme aliás objetiva esta modalidade "potenciar o desenvolvimento pessoal, profissional e social da população ativa, de forma  contínua  e  permanente,  conferindo maior flexibilidade  e  melhores  qualificações;  propiciando a adaptação às mutações tecnológicas, organizacionais e outras; favorecendo a promoção profissional e melhorando a qualidade global do emprego''.

 

Objetivando o cumprimento da missão para o qual foi criado, todos os planos de formação que o CFLV tem vindo a implementar foram orientados para a satisfação de necessidades específicas de formação do tecido empresarial e industrial do concelho e região onde se insere. O centro contemplou ainda na sua missão, o desenvolvimento de novas competências que permitissem ao público-alvo adequar-se às novas realidades da sociedade e, em particular, às mudanças aceleradas do mundo empresarial.

 

Desde a sua génese, o CFLV já realizou largas dezenas de ações de formação profissional financiada no âmbito dos Programas PESSOA, PROFAP, ADAPT, FORDESQ, LEONARDO DA VINCI e POEFDS, merecendo ainda realce a Formação Interna ministrada aos colaboradores da Instituição. A experiência alcançada até ao momento e as crescentes expectativas que se criaram em relação ao CFLV, em conformidade com a estratégia definida pela Maiêutica, justificou, no passado, a apresentação anual ou bianual de candidaturas a novos programas de formação.

O impacto da existência do CFLV tem proporcionado uma dinâmica formativa assinalável no âmbito da Maiêutica. As ações promovidas têm constituído um significativo apoio de transição para a vida ativa de alunos recentemente formados e, especialmente, um regresso de antigos alunos, na sua maioria oriundos de PME's, com expectativas de atualização da sua formação em áreas que permitam uma maior adaptabilidade à sua situação profissional. As ações de formação têm ainda permitido uma aproximação de formandos que, até ao momento, ainda não tinham qualquer ligação às instituições de ensino superior, ISMAI e IPMAIA.

 

O público-alvo, tem sido, maioritariamente ativos qualificados, com formação profissional de nível IV ou V que, no contexto da sua atividade profissional, têm expectativas de valorização profissional através de uma formação contínua, numa perspetiva de Reciclagem, Atualização e Aperfeiçoamento. Numa dinâmica mais abrangente, o Centro de Formação ao Longo da Vida crê que esta formação promove resultados positivos nas próprias organizações, que conquistam competitividade   com   a   formação   qualificada   dos seus quadros.

 

Desde 22 de fevereiro de 2016, o CFLV encontra-se certificado pela Direção Geral das Relações de Trabalho (DGERT) em dezanove áreas de educação e formação.