Formação Profissional

Expressões Faciais em Contextos Relacionais

Formação Profissional

​​
 

Enquadramento

 

 

O conhecimento aplicado do comportamento não verbal não só apresenta vantagens na interação com os outros como constitui uma habilidade social e emocional que promove uma maior adaptação ao mundo social e aos processos que neles se desenvolvem.

Como comportamento não verbal, a expressão facial, enquadrada no contexto e no discurso que a acompanha, pode levar-nos a estabelecer interações eficazes e ajudar-nos a desenvolver relações mais saudáveis e produtivas.

Por isso, ao abordarmos as expressões faciais, enquadramos as categorias de informações que estas transmitem (emocionais, sociais, comunicativas), num conjunto mais vasto a que chamamos o “relacional” (de Sousa, 2010).

Tal como “O nosso sistema de comunicação é (…) adaptativo às exigências da situação” (Chovil, 1997, p.323), também podemos afirmar que a nossa expressividade facial é adaptativa às exigências das nossas relações sociais.

Assim, conhecer o significado da perceção ou da produção de expressões faciais nos diversos contextos relacionais, constitui uma mais valia que pode ser aplicada no desenvolvimento das relações interpessoais e grupais.


Objetivos

Desenvolver conhecimentos teóricos e práticos sobre as informações que a expressão facial transmite e saber aplica-los no desenvolvimento das relações interpessoais

Conteúdos Programáticos

  • As vantagens do comportamento não verbal
  • As informações da Expressão facial
  • Multifuncionalidade e contextos relacionais
  • Noções gerais de codificação de Expressão Facial (metodologia FACS)
  • Expressões nos contextos grupais e interpessoais
  • Diferenças individuais e efeitos sociais das expressões faciais
  • As questões de Estatuto, afiliação, partilha e cooperação
  • Exercícios de identificação de expressões faciais

Formadores

 
Cristina de Sousa

Doutorada e Docente da ESSATLA/ATLANTICA, Diretora do Laboratório de Ciências Afetivas - Facin Lab, Face, Affect and Communication Laboratory.

Organizadora da 14th European Conference on Facial Expression, Lisboa- Almada, Portugal.

Codificadora Certificada da Técnica FACS.

Destinatários

Docentes, Diretores, Chefias, Público em Geral

Condições Gerais de Participação

​​​​​