Data: 1.ª Edição - 12 de outubro 2018 (já completa)
2.ª Edição - 26 de outubro 2018
Local de Realização: Maiêutica/CFLV
Enquadramento
A mentira faz parte da rotina de todos nós.
Verdade e a Mentira são conceitos subjetivos, porque todo contexto em que o indivíduo se insere também o é. Mentir em certos casos pode ser uma vantagem em relação a dizer uma verdade e pode, inclusivamente, proteger uma relação interpessoal. Mentir é assim uma arma, de entre muitas, que todos nós seres humanos temos desenvolvidas e que nos ajudam a (con)viver em sociedade.Partindo deste pressuposto, o acto de mentir pode ser benéfico, mas também prejudicial.
Neste âmbito, conseguir detectar sinais que possam indiciar a presença de mentira torna-se uma ferramenta muito importante para o indivíduo, uma vez que lhe permite recolher informações relevantes que afiram a comunicação com o interlocutor de uma maneira mais eficaz. O TDM foi criado sobre premissas baseadas na Antropologia, Psicologia Social,Forense e na mais recente Linguagem Corporal e Micro Expressões Faciais, aliando-se a estratégias com resultados comprovados e de muito fácil aplicação.
Muitos cursos desta área têm surgido, no mercado, nos últimos anos. No entanto, a interdisciplinaridade das matérias abordadas neste curso permite uma visão alargada e abrangente da análise comportamental aplicada à deteção de mentira, o que se torna uma mais-valia na sua aplicação prática. Assim, através de conceitos e conteúdos inovadores, os formandos serão capazes de melhorar, significativamente, as suas técnicas de influência, no curto prazo, uma vez que a recolha de informações falseadas no sujeito permite uma comunicação mais eficaz.
Objetivos
Dotar os participantes de conhecimentos gerais sobre a Análise Comportamental das Micro-Expressões Faciais, aliados à Linguagem Corporal, Antropologia e Psicologia Social no âmbito da comunicação e construção empática com o objectivo da deteção da mentira.
Conteúdos Programáticos
- Módulo 1: Introdução
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Conceitos subjectivos: verdade e mentira
- Contributos Antropológicos e Evolutivos
- Modelos Psicológicos e Emocionais aplicados à deteção de Mentira
- Módulo 2: Observação e Análise
- Técnicas de análise emocional
- A Linguagem Corporal e as Micro-Expressões Faciais na deteção de Mentira
- Tom de Voz e conteúdos verbais na deteção de mentira
- Módulo 3: Componente prática
- Análise de casos
- Exercício final
- Discussão de Resultados e Encerramento
Formador
João Fernando Martins, Psicólogo, Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Mestre em Medicina Legal e Ciências Forenses.
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Dedica a sua atividade ao atendimento clínico a crianças e adultos no Porto.
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Colaborador de várias Universidades no norte do País.
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Formador em várias entidades nacionais e internacionais nas áreas da Psicologia e Ciências Forenses.
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Consultor em Análise Comportamental e Técnicas de Negociação
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Formador certificado pelo IFEP, CCPFC e ISA (Internacional Security Association).
Destinatários
Profissionais de Relevância: Docentes e Alunos do Ensino Superior, Juízes, Advogados, Psicólogos, Médicos e Enfermeiros, Bombeiros, Agentes das forças de Segurança, Coaches, Políticos, CEOs, Diretores de Empresas, Gestores de Marketing ou Comerciais têm a beneficiar com esta formação, uma vez que os seus conteúdos podem ser aplicados aos mais variados contextos profissionais, com eficácia.
Condições Gerais de Participação
Inscrições
Para realizar a sua candidatura à ação deverá preencher a ficha de inscrição
online,
disponibilizada aqui
As inscrições devem ser efetuadas até 10 dias úteis antes da data do início da ação de formação.
As inscrições são confirmadas por e-mail , pelo CFLV, até 2 dias úteis antes do início da ação.
Poderá enviar a sua documentação por correio eletrónico para
cflv@maieutica.pt
Pagamento
Até 5 dias úteis antes da data de início do curso por multibanco, cuja referência será enviada para o e-mail do formando com a devida antecedência. Os valores apresentados estão isentos de IVA ao abrigo do Art.º 9.º do CIVA.
Cancelamento
Até 3 dias úteis antes da realização da ação – é devolvida a totalidade do valor recebido.
Até ao último dia útil anterior à realização da ação – é devolvido 80% do valor recebido.
Não comparência sem justificação prévia – não há lugar à devolução do valor recebido.
Descontos
Alunos e Ex-alunos do ISMAI e do IPMaia: 5%
Contactos:
Para quaisquer informações e esclarecimentos p.f. contacte os nossos serviços de formação através do
tel.: 229866026 ou pessoalmente nos Serviços de Formação: CFLV – Centro de Formação ao Longo da Vida sito no ISMAI:
ISMAI - Instituto Universitário da Maia
Av. Carlos Oliveira Campos - Castelo da Maia
4475-690 Maia