Formação Profissional

Dislexia:causas, avaliação e intervenção

Formação Profissional

Enquadramento

Dotar os formandos de competências que lhes permitam identificar as principais manifestações da dislexia; conhecer e administrar os principais instrumentos de avaliação na dislexia; utilizar métodos e técnicas de intervenção, bem como programar e planear eficazmente para alunos com dislexia.

Objetivos

  • Conhecer os modelos concetuais e os critérios de diagnóstico e o funcionamento cognitivo da dislexia;
  • Intervenção reeducativa na dislexia.

Conteúdos Programáticos

Módulo I - A Problemática das Dificuldades de Aprendizagem Específicas

Módulo II - Perturbações da Leitura e da Escrita

Módulo III - A Dislexia: Delimitação Conceptual e Problemáticas Associadas       

Módulo IV - Intervenção

Formadores

Sónia Ruão Doutorada em Educação, com o tema da tese de doutoramento  "O impacto da dislexia nas atividades de leitura e escrita na Língua Materna e na Língua Estrangeira". Mestre em Educação Especial e Pós-graduada em Neuroeducação e em Educação Especial.
Integrou o corpo docente de vários Agrupamentos de Escolas do Ensino Básico enquanto professora de Educação Especial.
Integrou, igualmente, o corpo docente do ISMAI enquanto professora de Inglês Técnico e Coordenadora do CET em Acompanhamento de Crianças e Jovens.
Colaborou com a instituição AAJUDE (Associação de Apoio à Juventude Deficiente) enquanto técnica pedagógica.
Atualmente, coordena o CTeSP em Acompanhamento de Crianças e Jovens do IPMaia, leciona a Unidade Curricular de Inglês Técnico transversal a todos os CTeSP do IPMaia, leciona a unidade Curricular de Inglês Técnico na Licenciatura em Treino Desportivo do IPMaia, leciona as unidades curriculares de Inglês I, III e IV da Licenciatura em Turismo do Instituto de Ensino Superior de Fafe (IESF).É membro do Conselho Científico e do Conselho Pedagógico do IPMaia e é membro da Comissão Científica da revista do IESF dedicada às NEE.

Destinatários

Esta ação de formação destina-se a Educadores de Infância, Professores do 1º Ciclo de Ensino Básico e Secundário, Professores de Educação Especial, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos, Animadores Socio-Culturais, Técnicos de Serviço Social, Estudantes finalistas das referidas áreas, pais/familiares de crianças com dislexia e outros profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área.

Condições Gerais de Participação

Os dados fornecidos serão processados automaticamente pela Maiêutica/CFLV para possibilitar a prestação de serviços de formação, resposta a pedidos de informação, eventual faturação e gestão de contactos necessários à sua participação em ações de formação.

A Maiêutica/CFLV atuam no estrito cumprimento da confidencialidade dos dados pessoais, não os fornecendo a terceiros sem consentimento prévio, no entanto informa-se que os dados poderão ser consultados pelos organismos institucionais de cofinanciamento, no caso de formação financiada.

Caso pretenda retificar, posteriormente, os elementos fornecidos, poderá enviar um e-mail para cflv@maieutica.pt alterando a informação inicialmente facultada. Para o mesmo efeito, encontra-se igualmente disponível o Fax com o nº 22 982 53 31.

Cronograma