Formação Profissional

Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Formação Profissional

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Enquadramento

A formação profissional assume um papel central e de crescente importância (a par da educação) perante os novos desafios que surgem no país e, na União Europeia: globalização, envelhecimento da população, emergência e utilização crescente de novas tecnologias e consequente necessidade de atualização e aquisição de competências.

Tais desafios requerem um aumento do investimento no capital humano e na necessária adaptação dos sistemas de educação e formação existentes. A aposta na formação profissional conduz à estruturação e competitividade dos mercados de trabalho e do tecido económico no seu todo. A educação e a formação assumem, assim, um papel decisivo na transição para uma sociedade e economia baseadas no conhecimento.

O Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de dezembro, que estabelece o regime jurídico do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ), a melhoria da qualidade da formação profissional, das suas práticas e dos seus resultados, exige uma atuação que promova a capacidade técnica e pedagógica dos formadores, através do reforço permanente das suas competências.

Neste sentido, o novo regime jurídico, aprovado pela Portaria nº 214/2011 de 30 de maio, procura responder a estas necessidades, definindo novas regras relativas aos dispositivos de qualificação e certificação pedagógica de formadores, sejam eles de Formação Inicial, Contínua ou de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, com mais exigência, coerência e transparência, facilitando a perceção por parte dos diversos públicos e das entidades formadoras e simplificando e desburocratizando procedimentos.

Objetivos

A formação pedagógica inicial de formadores visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. Estas Competências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função:

 

  1. Na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
  2. Na gestão e coordenação de formação;
  3. No campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.

Conteúdos Programáticos

  1. Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
    • Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;
    • Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
    • Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática.
  2. Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:
    • Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;
    • Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
    • Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
    • Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
    • Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
    • Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
       Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.
  3. Refletir sobre os sistemas de formação:
    • Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.
    • O formador deverá ser capaz de estabelecer uma relação pedagógica diferenciada, dinâmica e eficaz com múltiplos grupos ou indivíduos, de forma a favorecer a aquisição de conhecimentos e competências, bem como o desenvolvimento de atitudes e comportamentos adequados ao desempenho profissional, tendo em atenção as exigências atuais e prospetivas do mercado de emprego.

Formadora

Andreia Daniela Moreira de Sousa
- Doutoranda em Psicologia do Trabalho e das Organizações na Universidade Jaume I
- Máster em Psicologia do Trabalho, das Organizações e em Recursos Humanos
- Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde  
- Licenciatura em Psicologia
- Atividade Letiva:
  • Docente da UC Comportamento Humanos nas Organizações;
  • Docente da UC Coaching, Liderança e Gestão de equipas;
  • Docente do mestrado em Psicologia da Saúde Ocupacional.


- Atividade Profissional: Consultor externo em psicologia do trabalho na área dos riscos psicossociais
- Competências Pessoais: comunicação em inglês e espanhol; conhecimentos de Microsoft Office, SPSS; AMOS.


Flávia Manuela Pascoal Macedo Silva
- Licenciatura em Psicologia.
- Especialização em Gestão e Organização da Formação.
- Atividade Profissional:
• Tutora de formação e-learning;
• Formadora do curso de Formação Pedagógica Inicial de formadores.

Destinatários

Detentores de qualificação de nível superior; outras pessoas que, embora não tendo habilitação superior, têm experiência profissional significativa adequada para o exercício das funções de formador; Profissionais detentores de competências específicas e que pretendam transmitir as mesmas em contextos de formação.

Condições Gerais de Participação