Local de Realização: Maiêutica/CFLV
Horário: Pós-laboral 18h30 - 22h30
Enquadramento
A formação profissional assume um papel central e de crescente importância (a par da educação) perante os novos desafios que surgem no país e, na União Europeia: globalização, envelhecimento da população, emergência e utilização crescente de novas tecnologias e consequente necessidade de atualização e aquisição de competências.
Tais desafios requerem um aumento do investimento no capital humano e na necessária adaptação dos sistemas de educação e formação existentes. A aposta na formação profissional conduz à estruturação e competitividade dos mercados de trabalho e do tecido económico no seu todo. A educação e a formação assumem, assim, um papel decisivo na transição para uma sociedade e economia baseadas no conhecimento.
O Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de dezembro, que estabelece o regime jurídico do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ), a melhoria da qualidade da formação profissional, das suas práticas e dos seus resultados, exige uma atuação que promova a capacidade técnica e pedagógica dos formadores, através do reforço permanente das suas competências.
Neste sentido, o novo regime jurídico, aprovado pela Portaria nº 214/2011 de 30 de maio, procura responder a estas necessidades, definindo
novas regras relativas aos dispositivos de qualificação e certificação pedagógica de formadores, sejam eles de Formação Inicial, Contínua ou de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, com mais exigência, coerência e transparência, facilitando a perceção por parte dos diversos públicos e das entidades formadoras e simplificando e desburocratizando procedimentos.
Objetivos
A formação pedagógica inicial de formadores visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. Estas Competências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função:
- Na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
- Na gestão e coordenação de formação;
- No campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.
Conteúdos Programáticos
- Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
- Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;
- Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
- Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática.
- Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:
- Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;
- Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
- Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
- Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
- Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
- Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.
- Refletir sobre os sistemas de formação:
- Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.
- O formador deverá ser capaz de estabelecer uma relação pedagógica diferenciada, dinâmica e eficaz com múltiplos grupos ou indivíduos, de forma a favorecer a aquisição de conhecimentos e competências, bem como o desenvolvimento de atitudes e comportamentos adequados ao desempenho profissional, tendo em atenção as exigências atuais e prospetivas do mercado de emprego.
Formadora
Andreia Daniela Moreira de Sousa
- Doutoranda em Psicologia do Trabalho e das Organizações na Universidade Jaume I
- Máster em Psicologia do Trabalho, das Organizações e em Recursos Humanos
- Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde
- Licenciatura em Psicologia
- Atividade Letiva:
- Docente da UC Comportamento Humanos nas Organizações;
- Docente da UC Coaching, Liderança e Gestão de equipas;
- Docente do mestrado em Psicologia da Saúde Ocupacional.
- Atividade Profissional: Consultor externo em psicologia do trabalho na área dos riscos psicossociais
- Competências Pessoais: comunicação em inglês e espanhol; conhecimentos de Microsoft Office, SPSS; AMOS.
Flávia Manuela Pascoal Macedo Silva
- Licenciatura em Psicologia.
- Especialização em Gestão e Organização da Formação.
- Atividade Profissional:
• Tutora de formação e-learning;
• Formadora do curso de Formação Pedagógica Inicial de formadores.
Destinatários
Detentores de qualificação de nível superior; outras pessoas que, embora não tendo habilitação superior, têm experiência profissional significativa adequada para o exercício das funções de formador; Profissionais detentores de competências específicas e que pretendam transmitir as mesmas em contextos de formação.
Condições Gerais de Participação
Inscrições
Para realizar a sua candidatura à ação deverá preencher a ficha de inscrição
online,
disponibilizada aqui
As inscrições devem ser efetuadas até 10 dias úteis antes da data do início da ação de formação.
As inscrições são confirmadas por e-mail , pelo CFLV, até 2 dias úteis antes do início da ação.
Poderá enviar a sua documentação por correio eletrónico para
cflv@maieutica.pt.
Curriculum vitae (Modelo Europeu) – obrigatório
Cópia do certificado de habilitações – obrigatório
Cópia do BI/NIF ou CC – obrigatório
Pagamento
Até 5 dias úteis antes da data de início do curso por multibanco, cuja referência será enviada para o e-mail do formando com a devida antecedência. Os valores apresentados estão isentos de IVA ao abrigo do Art.º 9.º do CIVA.
Cancelamento
Até 3 dias úteis antes da realização da ação – é devolvida a totalidade do valor recebido.
Até ao último dia útil anterior à realização da ação – é devolvido 80% do valor recebido.
Não comparência sem justificação prévia – não há lugar à devolução do valor recebido.
Descontos
Alunos e Ex-alunos do ISMAI e do IPMaia: 5%
Contactos:
Para quaisquer informações e esclarecimentos p.f. contacte os nossos serviços de formação através do
tel.: 229866026 ou pessoalmente nos Serviços de Formação: CFLV – Centro de Formação ao Longo da Vida sito no ISMAI:
ISMAI - Instituto Universitário da Maia
Av. Carlos Oliveira Campos - Castelo da Maia
4475-690 Maia