Formação Profissional

Inglês Iniciação

Formação Profissional

​​​​​​​​


Enquadramento

Esta formação procura dar resposta à necessidade demonstrada pelos/as estudantes no que respeita a aprendizagem da língua inglesa. O programa foi criado de forma a corresponder às necessidades dos/as estudantes que pretendem aprender a falar a língua inglesa ou solidificar as suas bases, pelo que a gramática, o vocabulário e as competências linguísticas desenvolvidas estão completamente contextualizadas em situações reais do quotidiano. Os conteúdos lecionados centram-se também no uso da língua inglesa em contexto profissional, assim como em conteúdos gramaticais que são a base estrutural da língua. A formação proporciona o desenvolvimento da confiança dos/as estudantes ao nível da comunicação escrita e falada elementar. A língua inglesa assumiu um papel crucial em contexto laboral e no mundo globalizado, reconhecendo-se que a sua aprendizagem, o desenvolvimento de competências de comunicação em inglês e o domínio do inglês técnico tornam-se fundamentais para a integração dos/as estudantes no mercado de trabalho. Saber falar fluentemente inglês irá diferenciar o profissional, além de ser um requisito para a maioria das empresas.  

Objetivos

No final desta formação, o/a estudante terá desenvolvido as competências linguísticas necessárias para lidar com situações básicas do quotidiano em inglês, sendo capaz de compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Sabe apresentar-se e apresentar outras pessoas e é capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre questões pessoais, entre outros assuntos. Consegue comunicar de modo simples, entendendo falantes de inglês se falarem de forma clara e mais pausada.

  • Adquirir conhecimentos ao nível básico e aplicá-los, desenvolvendo o uso da língua inglesa, quer escrito, quer oral, em situações comunicativas do quotidiano;
  • Desenvolver a capacidade comunicativa dos/as estudantes nas quatro competências fundamentais (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).​

Conteúdos Programáticos

  • Dar informações pessoais;
  • Descrever pessoas – a família, os amigos;
  • Apresentação e descrição de funções e competências profissionais;
  • Falar sobre a experiência profissional;
  • Formular questões básicas usando “what”, “where”, “who”, “when”, “how”;
  • Aprender os dias da semana / meses / datas / horas / números;
  • Escrita de emails e cartas formais e informais simples;
  • Atendimento de telefonemas (anotações e recados);
  • Pedido de informações, instruções, encomendas, reservas, etc.;
  • Socializar em contexto de trabalho: dar as boas-vindas a um cliente no escritório, fazer uma visita guiada, etc.;
  • Falar e escrever sobre pessoas, educação, emprego, países, nacionalidades, preços, tempo, lazer, desporto, transportes, entre outros assuntos do quotidiano;
  • Expressar gostos e preferências;
  • Gramática: Tempos verbais; Pronomes; artigos; preposições; advérbios; adjetivos.

Formadores

Sandra Santiago

Doutoramento em Tradução e Paratradução - Facultade de Filoloxía e Tradución da Universidade de Vigo. Mestrado em Tradução e Serviços Linguísticos – Área de Especialização em Tradução Especializada (Via Científica, inglês/francês) - Faculdade de Letras da Universidade do Porto;
Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, perfil bidisciplinar de inglês/francês - Faculdade de Letras da Universidade do Porto;
Especialização em acessibilidade e audiodescrição, Galileo.
Docente no Instituto Politécnico da Maia (IPMAIA) e no Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). Investigadora do N2i – Núcleo de Investigação do IPMAIA.
Responsável pelo domínio Ambiente, Sustentabilidade e Responsabilidade Social do projeto Maiêutica Healthy Campus.​​

Destinatários

Estudantes que pretendem aprender inglês ao nível elementar, com poucos conhecimentos ou nulos e que pretendem adquirir ou solidificar as suas bases na língua inglesa.

Condições Gerais de Participação

​​​​​