Formação Profissional

Técnicas de Deteção de Mentira

Formação Profissional

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Enquadramento

A mentira faz parte da rotina de todos nós.

Verdade e a Mentira são conceitos subjetivos, porque todo contexto em que o indivíduo se insere também o é. Mentir em certos casos pode ser uma vantagem em relação a dizer uma verdade e pode, inclusivamente, proteger uma relação interpessoal. Mentir é assim uma arma, de entre muitas, que todos nós seres humanos temos desenvolvidas e que nos ajudam a (con)viver em sociedade.Partindo deste pressuposto, o acto de mentir pode ser benéfico, mas também prejudicial.

Neste âmbito, conseguir detectar sinais que possam indiciar a presença de mentira torna-se uma ferramenta muito importante para o indivíduo, uma vez que lhe permite recolher informações relevantes que afiram a comunicação com o interlocutor de uma maneira mais eficaz. O TDM foi criado sobre premissas baseadas na Antropologia, Psicologia Social,Forense e na mais recente Linguagem Corporal e Micro Expressões Faciais, aliando-se a estratégias com resultados comprovados e de muito fácil aplicação.

Muitos cursos desta área têm surgido, no mercado, nos últimos anos. No entanto, a interdisciplinaridade das matérias abordadas neste curso permite uma visão alargada e abrangente da análise comportamental aplicada à deteção de mentira, o que se torna uma mais-valia na sua aplicação prática. Assim, através de conceitos e conteúdos inovadores, os formandos serão capazes de melhorar, significativamente, as suas técnicas de influência, no curto prazo, uma vez que a recolha de informações falseadas no sujeito permite uma comunicação mais eficaz.

Objetivos

Dotar os participantes de conhecimentos gerais sobre a Análise Comportamental das Micro-Expressões Faciais, aliados à Linguagem Corporal, Antropologia e Psicologia Social no âmbito da comunicação e construção empática com o objectivo da deteção da mentira.

Conteúdos Programáticos

  • Módulo 1: Introdução
    • Conceitos subjectivos:  verdade e mentira
    • Contributos Antropológicos e Evolutivos
    • Modelos Psicológicos e Emocionais aplicados à deteção de Mentira
  • Módulo 2: Observação e Análise
    • Técnicas de análise emocional
    • A Linguagem Corporal e as Micro-Expressões Faciais na deteção de Mentira
    • Tom de Voz e conteúdos verbais na deteção de mentira
  • Módulo 3: Componente prática
    • Análise de casos
    • Exercício final
  • Discussão de Resultados e Encerramento

Formador

João Fernando Martins, Psicólogo, Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses,  Mestre em Medicina Legal e Ciências Forenses.
  • Dedica a sua atividade ao atendimento clínico a crianças e adultos no Porto. 
  • Colaborador de várias Universidades no norte do País. 
  • Formador em várias entidades nacionais e internacionais nas áreas da Psicologia e Ciências Forenses.
  • Consultor em Análise Comportamental e Técnicas de Negociação
  • Formador certificado pelo IFEP, CCPFC e ISA (Internacional Security Association).

Destinatários

Profissionais de Relevância: Juízes, Advogados, Psicólogos, Médicos e Enfermeiros, Bombeiros, Agentes das forças de Segurança, Coaches, Políticos, CEOs, Diretores de Empresas, Gestores de Marketing ou Comerciais têm a beneficiar com esta formação, uma vez que os seus conteúdos podem ser aplicados aos mais variados contextos profissionais, com eficácia.

Condições Gerais de Participação