Formação Profissional

Análise de dados com o SPSS (nível básico)

Formação Profissional

Enquadramento

O SPSS é um software utilizado mundialmente por técnicos e investigadores para desenvolver análises estatísticas com rapidez e facilidade. Permite em apenas alguns passos encontrar novas perceções nos dados e fornecer uma variedade de análises exploratórias, testes de hipóteses e relatórios detalhados das características das variáveis em estudo.

Objetivos

No final do curso, os formandos deverão ser capazes de:

  •  compreender os conceitos teóricos fundamentais e técnicas básicas da Estatística Descritiva;
  • descrever as populações-alvo por meio de procedimentos de amostragem e variáveis de medição adequadas;
  • realizar a exploração e análise de dados quantitativos provenientes de bases de dados;
  • utilizar o software SPSS na resolução de problemas concretos.

Conteúdos Programáticos

  1. Introdução ao SPSS: definição de variáveis e casos, tipos de variáveis e escalas de medição, codificação de variáveis e livro de códigos, organização e gestão de uma base de dados, preparação de análises estatísticas através de recodificação e transformação e limpeza, avaliação de qualidade de base de dados, tratamento de valores outliers;
  2. Estatística Descritiva: análise das distribuições de frequência univariada e bivariada, medidas descritivas e métodos de exploração gráfica; tratamento estatístico para grupos separados e comparação entre grupos; a distribuição Normal e suas implicações;
  3. Correlação, regressão e associação: diagramas de dispersão, coeficientes de correlação de Pearson e Spearman, modelos de regressão linear simples, modelos de regressão multivariada; avaliação da qualidade do modelo.

Formadores

 Amadeu Fernandes,
É doutorado em Astrofísica, Mestre em Tecnologias para a Astronomia pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, e licenciado em Física e Matemática Aplicada pela Universidade do Porto. Atualmente é Professor Auxiliar no Instituto Universitário da Maia - ISMAI, lecionando unidades curriculares de Probabilidades e Estatística, Matemática Discreta, e de Física, nos Departamentos de Ciências Empresariais e Ciências Sociais. Dirige também o Gabinete de Estatística e ainda é investigador colaborador associado nas unidades de investigação de Turismo e Ciências do Desporto dessa instituição.

Destinatários

Estudantes do 2.º Ciclo.

Condições Gerais de Participação