Formação Profissional

Primeiros Socorros Psicológicos

Formação Profissional

​​​​​​​


Enquadramento

A Intervenção Psicológica em Crise centra-se numa abordagem que obedece a princípios e objetivos distintos do aconselhamento psicológico ou de uma intervenção psicoterapêutica com sessões estruturadas. A Crise surge normalmente pela quebra do funcionamento adaptativo do indivíduo, que face a uma situação exigente não disporá de recursos para lidar com essa mesma situação, causando um desequilíbrio psicológico. 

Este tipo de intervenção centra-se assim maioritariamente no presente, tendo como objetivo primordial a estabilização do sujeito, mobilizando ações que diminuam o mal-estar psicológico e físico experienciado no momento, através dos Primeiros Socorros Psicológicos, mas também na promoção do chamado coping adaptativo, potenciando no indivíduo em crise uma sensação de maior controlo sobre aquilo que está a acontecer no seu corpo e na sua mente.

Objetivos

Identificar e aplicar estratégias que permitam compreender a intervenção psicológica em situações de crise e a aplicação dos Primeiros Socorros Psicológicos.

Conteúdos Programáticos

Nível 1: A Crise
  • As reações ao Stress
  • O Trauma e o Stress Pós-Traumático
  • O Luto
Nível 2: A Intervenção em Crise
  • A Intervenção Imediata
  • Guidelines Gerais para a Intervenção Imediata
  • Autocuidado
Nível 3: Os Primeiros Socorros Psicológicos
  • Os Princípios de Hobfoll
  • Modelo de Primeiros Socorros Psicológicos
  • Técnicas de Grounding, Respiração e Relaxamento Muscular
  • Exercícios práticos

Formador

​João Fernando Martins
João Fernando Martins é Psicólogo Clínico, Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com o título de Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, sendo também Orientador de Estágios de Admissão à Ordem e Supervisor Clínico. Membro APA e EFPA.
Licenciou-se em Psicologia pré-Bolonha no Instituto Superior da Maia, tendo posteriormente concluído o Mestrado em Medicina Legal e Ciências Forenses no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Atualmente é aluno de Doutoramento no Programa Doutoral em Processos Psicológicos e Comportamento Social da Universidade de Santiago de Compostela.
É Psicólogo Clínico desde 2008, dedicando desde então a sua atividade clínica ao atendimento em Hospitais e Clínicas Privadas em adultos na zona do grande Porto com foco nas Perturbações da Ansiedade e Intervenção na Crise Psicológica.
Formador desde 2009, certificado pelo IFEP, CCPFC, detém mais de 200 ações de formação lecionadas em várias Universidades, Instituições Internacionais e Empresas nas áreas da Psicologia Clínica, Forense e Comunicação.
É também Consultor em comunicação Interpessoal, nomeadamente nas áreas da Análise Comportamental, Comunicação Persuasiva e Comunicação em saúde.​

Destinatários

A todos os estudantes e profissionais das áreas da saúde e serviço social.

Condições Gerais de Participação

Inscrições
Para realizar a sua candidatura à ação deverá preencher a ficha de inscrição online, disponibilizada aqui

As inscrições devem ser efetuadas até 5 dias úteis antes da data do início da ação de formação.

As inscrições são confirmadas por e-mail , pelo CFLV, até 2 dias úteis antes do início da ação.

Poderá enviar a sua documentação por correio eletrónico para cflv@maieutica.pt

Pagamento

Até 5 dias úteis antes da data de início do curso por multibanco, cuja referência será enviada para o e-mail do formando com a devida antecedência. Os valores apresentados estão isentos de IVA ao abrigo do Art.º 9.º do CIVA.

Cancelamento

Até 3 dias úteis antes da realização da ação – é devolvida a totalidade do valor recebido.

Até ao último dia útil anterior à realização da ação – é devolvido 80% do valor recebido.

Não comparência sem justificação prévia – não há lugar à devolução do valor recebido.

Descontos

Alunos e Ex-alunos da UMAIA e do IPMAIA: 5%

Contactos:

Para quaisquer informações e esclarecimentos p.f. contacte os nossos serviços de formação através do tel.: 229866008 ou pessoalmente nos Serviços de Formação: CFLV – Centro de Formação ao Longo da Vida localizado no Campus Académico da Universidade da Maia. 

Av. Carlos Oliveira Campos - Castelo da Maia
4475-690 Maia