Formação Profissional

Técnicas de Análise do Comportamento não-verbal

Formação Profissional

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Enquadramento

O comportamento humano está no topo de um processo que engloba inúmeras variáveis, internas e externas que o condicionam a situações específicas e que o alteram à medida que essas experiências vão surgindo no dia-dia do sujeito.
Tal como as inúmeras variáveis que o condicionam, também ele se manifesta por diversos meios, sejam eles verbais e não verbais.
Compreender essas manifestações torna-se uma mais-valia na comunicação e na interação com os diversos indivíduos com quem interagimos nas mais diversas situações.
Com foco na Psicologia Social e na interação social humana inerente, este curso permite uma compreensão dos mecanismos psicológicos associados à análise comportamental do indivíduo focando-se na linguagem verbal, não verbal e nos processos cognitivos presentes na motivação e expectativa de determinado comportamento.

Objetivos Gerais

Identificar e aplicar estratégias que permitam desenvolver uma capacidade de análise do comportamento não verbal do indivíduo com o recurso à Linguagem Corporal e às Micro-Expressões Faciais.

No final da formação, os formandos devem ser capazes de:

  • Compreender os conceitos de Comportamento Social, Influência e Persuasão;
  • Desenvolver a capacidade de observação e análise da Linguagem Não Verbal;
  • Serem capazes de identificar sinais de desconforto na linguagem Não Verbal e associá-los à congruência ou incongruência da linguagem Verbal.

Objetivos Específicos

  • As Emoções e o Comportamento Social
  • Contributos Antropológicos e Evolutivos na Interação Social
  • Posturas que promovem e cessam a comunicação
  • As micro-expressões faciais
  • Ergonomia, distâncias zonais e movimentação no espaço
  • Deteção e Mentira e Sinais de Desconforto
  • Modelos Psicológicos e Emocionais aplicados à Mentira
  • Manifestações de Incongruências verbais e não verbais

Conteúdos Programáticos

Nível 1: Comportamento Social, Influência e Persuasão

  • As Emoções e o Comportamento Social
  • Contributos Antropológicos e Evolutivos na Interação Social
  • Persuasão e Influência

Nível 2: Análise de Linguagem Não Verbal

  • Posturas que promovem e cessam a comunicação
  • As micro-expressões faciais
  • Ergonomia, distâncias zonais e movimentação no espaço

Nível 3: Deteção e Mentira e Sinais de Desconforto

  • Verdade e Mentira: Constructos sociais e de comunicação
  • Modelos Psicológicos e Emocionais aplicados à Mentira
  • Manifestações de Incongruências verbais e não verbais.

Formador

João Fernando Martins
João Fernando Martins é Psicólogo Clínico, Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com o título de Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, sendo também Orientador de Estágios de Admissão à Ordem e Supervisor Clínico. Membro APA e EFPA.
Licenciou-se em Psicologia pré-Bolonha no Instituto Superior da Maia, tendo posteriormente concluído o Mestrado em Medicina Legal e Ciências Forenses no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Atualmente é aluno de Doutoramento no Programa Doutoral em Processos Psicológicos e Comportamento Social da Universidade de Santiago de Compostela.
É Psicólogo Clínico desde 2008, dedicando desde então a sua atividade clínica ao atendimento em Hospitais e Clínicas Privadas em adultos na zona do grande Porto com foco nas Perturbações da Ansiedade e Intervenção na Crise Psicológica.
Formador desde 2009, certificado pelo IFEP, CCPFC, detém mais de 200 ações de formação lecionadas em várias Universidades, Instituições Internacionais e Empresas nas áreas da Psicologia Clínica, Forense e Comunicação.
É também Consultor em comunicação Interpessoal, nomeadamente nas áreas da Análise Comportamental, Comunicação Persuasiva e Comunicação em saúde.​

Destinatários

Profissionais de saúde, ciências sociais e jurídicas, cargos de gestão e recursos humanos.

Condições Gerais de Participação

Acreditação

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