Formação Profissional

Planeamento por objetivos de aprendizagem na Escola

Formação Profissional

Os exemplos do Andebol e do Voleibol

Enquadramento

A ação de formação resulta da perceção das necessidades formativas dos profissionais de Educação Física (EF) e Desporto que neste momento se deparam com diversificados contextos de intervenção, designadamente o da formação de professores. Face à vulnerabilidade da disciplina de EF na ecologia da escola, os professores desta área disciplinar necessitam de renovar os seus conhecimentos para serem capazes de implicar a vontade e energia dos alunos na construção conjunta de experiências significativas, relevantes e duradouras. Não obstante o planeamento ser uma tarefa fundamental à organização e gestão do processo de ensino e aprendizagem, os modelos de planeamento prevalecentes parecem não conduzir a práticas promotoras de experiências de aprendizagem autênticas para os alunos do ensino básico e secundário. Ao apresentar o modelo de backward design (Wiggins & McTighe, 1998; Tannehill, van Mars, & MacPhail, 2015) para a elaboração das unidades didáticas (planeamento intermédio), a presente ação de formação pretende dar resposta ao problema levantado. Mais especificamente, pretende apresentar um instrumento mais simples, mais aberto e centrado no processo de ensino e aprendizagem, bem como na facilitação de aprendizagens relevantes e duradouras para os alunos dos ensinos básico e secundário

Objetivos

  •  Fomentar a realização de um planeamento aberto e facilitador de aprendizagens autênticas; 
  •  Contribuir para uma atualização e desenvolvimento profissional de qualidade e para um estreitamento da formação académica com a prática profissional; 
  • Promover o envolvimento de docentes, estudantes e comunidades escolares;
  • Refletir e debater sobre problemáticas atuais da preparação das matérias e do planeamento em Educação Física, em estreito alinhamento com desenvolvimento e formação integral das crianças e jovens do, e para, o futuro. 

Conteúdos Programáticos

  1. Apresentação do Modelo de Backward Design (Wiggins & McTighe, 1998; Tannehill, van Mars, & MacPhail, 2015) para planeamento de unidades didáticas.
    1. Caracterização do contexto
    2. Objetivos de aprendizagem
    3. Desenho do processo de ensino e aprendizagem
    4. Plano de avaliação - 1h00
  2. Andebol na Escola: Potenciar a sua aprendizagem pela compreensão do jogo - 1h00
  3. Apresentação de uma unidade didática de Andebol com recurso ao Modelo de Backward Design e para um ano de escolaridade/ciclo de ensino/etapa de aprendizagem - 1h00
  4. Articulação do modelo de planeamento com o conceito de Instructional Alignment - 1h00
  5. Voleibol na Escola: Modelo de Abordagem Progressiva ao Jogo - 1h00
  6. Apresentação de uma unidade didática de Voleibol com base no Modelo de Backward Design e para um ano de escolaridade/ciclo de ensino/etapa de aprendizagem - 1h00

Promotores e Formadores 

Promotores

Centro de Formação Contínua de Professores da UMAIA 

Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) - UMAIA

Formadores

Mariana Amaral da Cunha, PhD, Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), Universidade da Maia (UMAIA) Paulo Sá, PhD, Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), Universidade da Maia (UMAIA)
Rui Araújo, PhD, Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), Universidade da Maia (UMAIA)

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 620, 260 e 110.

Condições Gerais de Participação