Formação Profissional

Toolkit em Linguagem Corporal

Formação Profissional

Enquadramento

Todos nós somos comunicativos desde o momento em que nascemos. Quer queiramos, quer não, estamos preparados para a utilização da linguagem, seja ela verbal ou não verbal.
Faz parte da nossa natureza o desenvolvimento de estratégias para influenciar os outros seja a respeito das nossas opiniões, seja com o intuito de colmatar as nossas necessidades.
A Linguagem Corporal surge como um canal essencial de comunicação e que permite que a nossa mensagem passe com mais clareza (ou não), mediante o objetivo.
Muitas das vezes, esta poderosa ferramenta que temos à disposição acaba por nos prejudicar, já que estamos muito mais habituados a dominar o nosso conteúdo verbal do que o não verbal.
Da mesma forma que na escola aprendemos a dominar as nossas potencialidades verbais, também as competências não verbais devem ser alvo de treino e aperfeiçoamento.
Compreender a linguagem corporal em nós mesmos e no interlocutor é essencial para comunicar com clareza, uma vez que nos permite perceber se o indivíduo está ou não recetivo a determinada abordagem e a que tipo de mensagem.

Objetivos

O Toolkit em Linguagem Corporal foi criado sobre premissas baseadas na Antropologia, Psicologia Social, Forense e nos mais recentes estudos sobre Linguagem Corporal e Micro Expressões Faciais, aliando-se a estratégias de influência básica da criação de empatia na construção de uma relação comunicacional eficaz
Certos autores referem que a linguagem não verbal tem um peso enorme na comunicação, chegando em alguns casos aos 90%, descredibilizando o conteúdo verbal.
Em todo caso, este curso tende a uniformizar ambos os processos, privilegiando a comunicação como um conjunto de ações que determinam a sua eficácia.
Favorece uma componente prática, com exemplos e metodologia experimental na qual os formandos são convidados a participar em exercícios via role-playing.
Através dos conteúdos apresentados na ação, os formandos serão capazes de melhorar, significativamente, as suas técnicas de influência não verbais, nomeadamente no domínio e controlo da linguagem corporal.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1: Contextualização
- Componente Antropológica e Evolutiva da Linguagem Corporal
- Funções Sociais e de Comunicação da Linguagem Corporal

Módulo 2: A Linguagem Corporal na Comunicação
- Estratégias que favorecem a Comunicação
- Estratégias que cessam a Comunicação
- Pontos-chave de Análise Corporal
- A análise da Linguagem Corporal na recolha de informações
- Ergonomia do espaço envolvente: como objetos e posições dos intervenientes podem influenciar a comunicação

Módulo 3: Componente prática
- Análise de casos práticos
- Exercício final
- Discussão de Resultados e Encerramento

Formador

João Fernando Martins
- Psicólogo, Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses
- Mestre em Medicina Legal e Ciências Forenses.
- Dedica a sua atividade ao atendimento clínico a crianças e adultos no Porto.
- Colaborador de várias Universidades no norte do País.
- Formador em várias entidades nacionais e internacionais nas áreas da Psicologia e Ciências Forenses.
- Consultor em Análise Comportamental e Técnicas de Negociação
- Formador certificado pelo IFEP, CCPFC, ISA (Internacional Security Association), WBA e ISO – SEC.

Destinatários

É um curso essencial a todos os profissionais que, de alguma forma, precisam de exercer influência sobre um público ou persuadir, de maneira eficaz terceiros, quanto às suas ideias e convicções, aplicando uma comunicação não verbal eficiente, complementando o seu discurso verbal.

Profissionais de Relevância: Psicólogos, Gestores de Recursos Humanos, Criminólogos, Gestores de Marketing, CEOs, Jornalistas, Advogados, Bombeiros, Agentes das forças de Segurança.

Condições Gerais de Participação